Itinerário 5 – Módulo 4
Democracia aumenta a felicidade?

Este itinerário é composto por uma coleção de rankings sobre a democracia no mundo e de rankings (supostamente) correlatos nos últimos dez anos, como, de um lado, o Democracy Index da The Economist Intelligence Unit, o Freedom in the World da Freedom House, o V-Dem da Universidade de Gotemburgo e, por outro lado, o IP per capita, o PIB per capita (do Banco Mundial), o IDH (PNUD), o do WEF Global Competitivenes Index, o Ingelhart-Welzel Cultural Map of the World do WVS – World Values Survey, o do Pew Research Center etc Alguns módulos serão compostos por uma comparação entre índices e por um questionamento das correlações encontradas.

Democracia e Felicidade

O que há de mais importante do que ser feliz? E que efeito melhor da democracia do que deixar as pessoas felizes, não? Então vamos para a nossa terceira hipótese. Vamos verificar se a democracia traz felicidade à população de um país.

Agora você já adquiriu rapidez para olhar para um gráfico e buscar correlações, grandezas, pontos importantes, incongruências, coeficientes e outras constatações, vamos diretamente à Hipótese 3.

Hipótese 3: Em países mais democráticos a população é mais feliz enquanto que em países menos democráticos a sua população é menos feliz.

Vamos recorrer novamente aos gráficos, agora utilizando uma outra série de dados. O World Hapiness Report (https://worldhappiness.report/ed/2020/) é um relatório anual que mede a felicidade dos povos. É um relatório que busca medir o grau de felicidade de seus cidadãos em 156 países. O relatório aprofunda a pesquisa sobre os ambientes social, urbano e natural e como estes se combinam para afetar a felicidade. Mas vamos aqui utilizar o dado principal que é o índice de felicidade dos países.

Este gráfico, para a nossa surpresa apresenta uma situação sui generis, que podemos concluir da seguinte maneira: Felicidade não tem relação com democracia. Quase nenhuma. A não ser aquela mesma correlação que falamos sobre o IDH, aqui tomando-se também o EIU para análise, nos países com índices de democracia mais altos existe maior felicidade. O que não acontece em sentido contrário em países autocráticos.

Fazendo-se a mesma análise no V-Dem e FH essa constatação não é a mesma. Há uma dispersão bem maior. No gráfico do V-Dem vs Felicidade procure os pontos dos seguintes países: Emirados Árabes Unidos (ARE), Costa Rica, Armênia e Burundi. Perceba as diferenças e as semelhanças entre eles. Isso mostra a falta de correlação entre as duas variáveis (Democracia e Felicidade). Essa falta de correlação pode ser estatisticamente comprovada pelo coeficiente de determinação de suas linhas de tendência, que são: EIU: 0,517; V-Dem: 0,492; FH: 0,492.

E note aqui novamente a curva em “U” da linha de tendência do gráfico V-Dem vs Felicidade, com países autocráticos com maior índice de felicidade que países meio da escala do índice de democracia liberal. Mais uma vez isso nos espanta, pois para uma boa parte das pessoas que nunca experimentaram a democracia é possível ser feliz mesmo sem liberdade.

Pela alta dispersão dos pontos, concluímos que a Hipótese 3 também não se confirma. Há possibilidade de encontrar muitos países autocráticos e com índice de felicidade alta.

Hipótese 3: Em países mais democráticos a população é mais feliz enquanto em países menos democráticos a sua população é menos feliz. Não validada.

Índice

 

Itinerário 1

Padrões autocráticos

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

Modulo 7

Modulo 8

Modulo 9

 

Itinerário 2

Objeções à democracia

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

Modulo 7

Modulo 8

 

Itinerário 3

Textos clássicos

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

 

Itinerário 4

Modo-de-vida

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

Modulo 7

Modulo 8

 

Itinerário 5

Indicadores

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

Modulo 7

Modulo 8

 

Itinerário 6

Textos recentes

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

Modulo 7

Modulo 8

Modulo 9

Modulo 10

 

Itinerário 7

Na sociedade em rede

 

Itinerário 8

Democracia e inovação

>