Itinerário 5 – Módulo 7
Existe correlação entre
democracia e liberdades civis?

Este itinerário é composto por uma coleção de rankings sobre a democracia no mundo e de rankings (supostamente) correlatos nos últimos dez anos, como, de um lado, o Democracy Index da The Economist Intelligence Unit, o Freedom in the World da Freedom House, o V-Dem da Universidade de Gotemburgo e, por outro lado, o IP per capita, o PIB per capita (do Banco Mundial), o IDH (PNUD), o do WEF Global Competitivenes Index, o Ingelhart-Welzel Cultural Map of the World do WVS – World Values Survey, o do Pew Research Center etc Alguns módulos serão compostos por uma comparação entre índices e por um questionamento das correlações encontradas.

Democracia e Liberdades Civis

No Módulo 1 deste itinerário apresentamos as questões relativas a como se avalia as liberdades civis. Mas o que são as liberdades civis? Em um sentido mais amplo liberdade civil pode ser considerada como a liberdade das pessoas de viver em comunidade e de interagir socialmente. Segundo o V-Dem podemos entender liberdades civis como algo constituído pela ausência de restrições a liberdades privadas e liberdades políticas por parte de um governo. Liberdade de expressão, liberdade de imprensa, de religião, de reunião, de se organizar sem a tutela do estado, etc. Segundo Augusto de Franco este conceito é o que sustenta o conceito de Capital Social.

Mas as liberdades civis estão de alguma forma ligadas à democracia como a entendemos? Para uma análise através dos dados, formulamos a seguinte hipótese:

Hipótese 6 – Países com maior índice de democracia são países com maiores liberdades civis enquanto em países menos democráticos o indício de existência de liberdades civis é mais baixo.

Para analisar esta hipótese utilizaremos os índices das liberdades civis do EIU – The Economist Inteligente Unit. Vamos cruzar estes dados dos países com os índices de democracia do EIU, do V-Dem e da FH.

Aqui, como era de se esperar, existe uma correlação bastante forte entre liberdades civis da EIU e o Índice de democracia da EIU. O próprio índice da EIU de democracia utiliza o componente liberdades civis na sua composição. Os outros também utilizam este conceito para medir democracia. Aqui vemos a melhor correlação até agora com um coeficiente de determinação de 0,917. Ou seja, muito próximo de 1. Esta linha de tendência é quase uma reta não tendo pontos de países que destoem da dispersão.

Na comparação das liberdades civis com o V-Dem temos uma dispersão maior dos dados, porém ainda com um coeficiente de determinação bem alto, de 0,765.

Já no cruzamento das liberdades civis com o índice de democracia da FH a correlação é maior do que com V-Dem, com coeficiente de determinação de 0,881.

Isso nos leva a concluir que Democracia e Liberdades civis andam juntas pois a democracia é a maneira como se melhora as condições de convivência social. Se a humanidade chegou até aqui foi pela colaboração com o outro. A humanidade chegou até aqui com a ajuda e interação entre as pessoas comuns.

Portanto, neste caso, a hipótese está validada.

Hipótese 6 – Países com maior índice de democracia são países com maior liberdades civis enquanto em países menos democráticos este índice é mais baixo. Hipótese validada.

Índice

 

Itinerário 1

Padrões autocráticos

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

Modulo 7

Modulo 8

Modulo 9

 

Itinerário 2

Objeções à democracia

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

Modulo 7

Modulo 8

 

Itinerário 3

Textos clássicos

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

 

Itinerário 4

Modo-de-vida

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

Modulo 7

Modulo 8

 

Itinerário 5

Indicadores

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

Modulo 7

Modulo 8

 

Itinerário 6

Textos recentes

Modulo 1

Modulo 2

Modulo 3

Modulo 4

Modulo 5

Modulo 6

Modulo 7

Modulo 8

Modulo 9

Modulo 10

 

Itinerário 7

Na sociedade em rede

 

Itinerário 8

Democracia e inovação

>